segunda-feira, 4 de julho de 2016

Relato do parto

Oi, meninas!

Desculpem o sumiço, mas vcs me entendem né?

Vamos ao relato do meu parto...

Como muitas sabem, a gravidez inteira disse que faria cesárea. Um "trauma" anterior foi decisivo pra eu tomar essa decisão. É que acompanhei minha prima no pré-parto dela e presenciei uma cena tão medonha, que desmaiei. Desde então (isso foi em março de 2006), afirmei pros quatro cantos do mundo que quando tivesse filho não faria um parto normal de jeito nenhum.Quando a minha médica puxava esse assunto nas consultas, eu nem dava muita importância porque a cesariana era algo bem claro na minha cabeça.

Só que ao mesmo tempo, sempre achei importante esperar a hora do neném sinalizar que estava pronto para chegar ao mundo. Ou seja: não entrava na minha cabeça um obstetra interferir nos planos de Deus e da natureza e tirar o bebê à força do meu ventre.

Com o tempo e o avançar da gravidez comecei achar contraditório da minha parte querer entrar em trabalho de parto e fazer cesariana. Sem muita lógica né? Afinal, a partir do momento que o neném estaria sinalizando que queria nascer, que sentido teria chegar na maternidade e pedir para abrirem minha barriga?! Assim, fui me acostumando com a ideia do parto normal e me informando a respeito.

Combinei então com minha médica que se estivesse tudo bem, se as condições fossem favoráveis e se eu entrasse em trabalho de parto, tentaria o parto normal.Entretanto, com uma ressalva: durante pouco tempo e sem muito sofrimento. Lá no fundo do meu coração, eu ainda tinha medo por muitas histórias com final triste. Sei que é uma bobagem, mas EU nunca vi uma cesariana que tivesse terminado em bizarrice, mas parto normal já. Que fique claro: MINHAS experiências, pelo amor de Deus. Esse não é um post pra convencer ninguém de nada, até porque acho que CADA CASO É UM CASO e os DOIS partos são ótimos de acordo com cada situação.

Bom, tudo acertado para o PN, o final da gestação foi se aproximando. Toda semana fazia perfil biofísico e Manuela já estava na posição certinha, mas...nem sinal de TP ainda. Meu maior receio era entrar em TP entre natal e revéillon, mas Manuela segurou bem. Segurou até demais. Começou a me dar desespero ver a 40a semana passar e...nada. 41a e...colo fechado e longo ainda. Minha médica marcou uma data porque não poderíamos mais esperar. O dia escolhido foi 12 de janeiro de 2016. A priori, ela faria a indução do parto, mas não estava muito confortável com a situação. Afinal, se a natureza não tinha agido até ali, algum motivo tinha né?

Minha intuição estava certa. No dia 11 à noite fiz o último perfil e adivinhem! Colo longo compatível com uma gestação de 3 meses. Sim! 3 meses! Ou seja: nem que eu quisesse, dava pra induzir. E acreditem: eu não queria induzir parto nenhum! Na verdade, eu nem queria o parto em si. Só queria entrar em trabalho de parto. Já que não entrei, 'bora pra cesariana.

Saí da clínica onde fiz o perfil e fui direto pra casa. Minhas irmãs quiseram passar a noite aqui na minha casa para irem para a maternidade 'junto com a Manuela'. Pedimos uma pizza e minha mãe veio comer com a gente.Depois disso, dormi como um anjo.

No dia 12 acordei às 05 horas da manhã.  Tomei meu banho, me maquiei, acordei Eduardo, minhas irmãs e lá fomos nós pra maternidade. Cheguei lá e já estavam minha madrinha e minha avó. Fiz todo o trâmite para a internação e segui para o quarto. Arrumei lembrancinhas e minhas coisas e fiquei aguardando. Logo começou a chegar gente!

Uma sensação de nó na garganta  não saía de mim! Uma felicidade misturada com uma emoção louca! É MUITO louco imaginar que dali a poucos instantes teria uma pessoa a mais no mundo, que sairia de mim, dependente de mim até para se alimentar, que habitaria meu lar... gente! Muito louco! As pessoas no quarto ajudavam a me tranquilizar, mas o nó não saía. Retocava minha make pra me distrair (e pra ficar bonitinha nas fotos hahaha) , mas o coração parecia que ia explodir

Os médicos foram ao quarto, conversaram comigo, a enfermeira foi me preparar e em poucos instantes o maqueiro foi me buscar. Antes de ele me levar, minha mãe fez uma oração e me abençoou.   Todos vieram  se despedir e desejar boa sorte. Ali já estava aos prantos e assim segui até o centro cirúrgico.

Parênteses pra falar do centro cirúrgico da CS São José. Tudo novinho e limpinho!! Equipe 1000!

Bom, foi aplicada a famigerada anestesia. Vomitei muito. Ai que saco!! Um enjôo absurdo. Pior é que estava toda cheirosinha, lindamente maquiada e o vômito estragou tudo hahaha. Em seguida, liberaram a entrada do marido, que ficou o tempo todo sentado ao meu lado.

Começaram a cirurgia. Ansiedade a mil. Passado um tempo, a Dra Celia falou pra pediatra: "Prepara o equipamento porque já vai nascer". Nessa hora meus olhos encheram de água e meu coração parou!! Passados uns segundos, Dra Célia falou pro Edu que já poderia levantar porque já estava vendo a Manuela e ela já ia nascer. E em alguns segundos, ouvi o som mais lindo e aguardado da minha vida inteira: o choro da minha filha!!!

O pós-parto é assunto pra outro post.

Ps: escrevi esse relato em fevereiro ou março. Resolvi publicar e vou voltar a postar pra não esquecer os momentos tão intensos e mágicos que estou vivendo, desde que me tornei mãe.
 




5 comentários:

Thaís disse...

Que bom que voltou!
Adorei ler seu relato!
É...essa emoção louca nos acompanha pela vida inteira agora.
Beijos

Casar é assim disse...

Ufa! Voltou...e com um relato lindo do nascimento da Manu! =)

beijos!!!

Gessica Morais (Kinha) disse...

Ai que emoção, no final das contas foi cesárea como sempre pensava que fosse, o parto é só um detalhe, o importante é mãe e bebê ficarem bem e saudaveis!

Beijo
;)
http://www.umalindapromessa.com/

adelia_daniela disse...

passou um filminho na minha cabeça! na minha primeira cesárea tb vomitei depois da anestesia, mas nada exagerado, coisa pouca!
que bom q deu tudo ok! coloque fotos!
beijinhos
http://adeliadanielablog.blogspot.com.br/2016/07/niver-da-marcela.html

Gi Lima disse...

Estamos aguardando fotinhos!!

Bjus

http://esperando-esperar.blogspot.com.br/