terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Ensaio de gestante

Oi, gente!!

37 semanas por aqui. Ai ai que nervoso! Nos primeiros dias de janeiro Manuela estará na área. Dou notícias!

Por enquanto, fiquem com um pouquinho do meu ensaio de gestante. JAMAIS imaginei que faria um! Quem me acompanha desde os preparativos para o casamento, sabe que tenho horror a posar pra fotos. Eduardo mais ainda! Não fizemos e-session, trash the dress, nada! No dia do casamento dei 20 minutos pro Marusca se virar (coitado! hahaha) e fazer nossas fotos para a posteridade. 

Só que sei lá o que me deu na cabeça (devem ser os hormônios hahah), que comecei a achar importante registrar meu barrigão por um olhar mais profissional. Já admirava o trabalho da Beta Bernardo há algum tempo. Ela fotografa as festas dos filhos de uma amiga minha. Quando estava procurando um fotógrafo, perguntei a essa amiga se a Beta fazia fotos de gestantes e ela disse que sim. Dei uma olhada no site dela e me encantei. Contratei na mesma semana. O resultado é o que vocês verão abaixo. Apesar do meu sobrepeso e do nariz inchadinho, amei!!

Fiz com umas 32 semanas. A Beta deixou a gente muito à vontade e, com isso, não ficamos tímidos e travados na hora das fotos. Além disso, ela fez um ensaio a nossa cara, que fugiu bastante do tradicional lacinho na barriga, pose deitada na grama segurando sapatinhos etc. Nada contra quem faça, mas EU não curto e queria algo diferente.

Confiram só um pouquinhooo do resultado:










Se não voltar aqui antes do natal, aproveito para desejar a todas um FELIZ E SANTO NATAL!!! Que o menino Jesus entre e habite o lar de cada uma.

Beijossssss       
  

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Enxoval nos EUA: vale a pena fazer?



Oi, meninas!

      Hoje vou falar sobre um assunto que me atormentou durante os 5 primeiros  meses de gestação: decidir se faria ou não o enxoval fora. Ainda vale a pena nos tempos atuais com moeda desvalorizada, economia beirando a depressão e roupas norte-americanas que nem são essa maravilha toda?

     Como pesquisei sobre o assunto de forma obsessiva rs, acho que posso ajudar quem está na dúvida. Mandei e-mails para 'concierges' ou  'personal shoppers' (profissionais que moram no exterior e te ajudam a comprar o enxoval), acompanhava o câmbio duas vezes ao dia, baixei milhões de listas na internet e pedi planilhas de amigas.

       Com o dólar completamente instável e galopando (PT, já falei que te odeio hoje?), a decisão foi mega difícil de ser tomada.Fiz uma planilha de custos, mas esta nunca estava atualizada por causa do câmbio. Decidi então trabalhar com uma média e finalizar a planilha de vez. Cheguei a uma diferença de quase R$5.000 se fizéssemos o enxoval em Miami. Super economia? Não. 

      Antes que me apedrejem rs, sei que R$5.000 é um bom dinheiro, claro, mas não é uma super economia. Se colocar todos os gastos que teríamos com passagem, hospedagem, alimentação, não vale a pena. Fiz a simulação inclusive considerando ir de milhas, mas ainda assim, a pouca economia  não compensaria  todo o desgaste nem justificaria gastar nossas milhas. Explico: passagens para os EUA estão muito baratas (porque ninguém viaja mais por causa da alta do U$). Sendo assim, achei melhor deixar acumular mais milhas e depois que a Manu nascer, gasto com uma viagem bacana e não pra ir pra Miami ou Orlando né?  

        Além disso, por considerar não fazer o enxoval nos EUA, comecei a pesquisar lojas e marcas  de roupas nacionais e tive uma grata surpresa. Estou encontrando coisas lindas, estilosas e de qualidade por aqui. Talvez pelo fato de morar no Rio de Janeiro, tenha mais facilidade. Então, aquela velha história de que as roupas dos EUA são de muito melhor qualidade já não se aplica mais. Fora que já ouvi muita reclamação sobre as marcas mais conhecidas de lá, como a Carter's. Ah! E quem quiser Carter´s de qualquer jeito, agora a Riachuelo vende. Pois é. A marca é tão sofisticada que uma loja popular vende rs.

     No quesito acessórios, eles (EUA) ganham, sem dúvidas. Isso inclui carrinho, mamadeiras, chupetas, pomadas etc. A economia do carrinho, por exemplo, é absurda. Mas justificaria pegar um avião e gastar uma grana só por um carrinho? Mais fácil pedir pra alguém trazer né?

       E um último fato a ser considerado: só vale a pena economicamente a viagem se você for fazer o enxoval até no mínimo 1 ano do bebê. Menos do que isso, não justifica. Então, é uma pancada financeira de uma vez só. Lembrem-se que lá eles não parcelam e com o câmbio instável do jeito que está, compras no cartão de crédito são uma caixa de pandora. O lado bom de não viajar é que você pode ir comprando as coisas aos poucos, conforme a necessidade e o crescimento do baby. Nada de levar aquela 'facada' de uma só vez rs.

        Entretanto, se você já ia viajar para os EUA ou quer aproveitar as últimas férias antes de ser mãe viajando para a terra do Tio Sam, a coisa muda de figura. Se alguém já tem uma viagem marcada, com tudo reservado para NYC por exemplo, não justifica não fazer o enxoval lá, porque os tais R$5.000 vão ser sim uma economia. É só pegar um vôo para Miami e Orlando, reservar uns 2 dias de hotel e pronto. Só aconselho a fazer as compras no início da viagem, pra se livrar  logo e depois curtir e descansar. Pelo que pesquisei, tem muita gente que faz o enxoval em NYC, mas é mais caro. 

      Outro fator mega, super, hiper, blaster importante: viagens de avião de longa distância podem ser perigosas para grávidas. Tenho uma conhecida que até desenvolveu trombofilia por conta de uma viagem para Miami para comprar o enxoval. Portanto, sempre consultem seu obstetra antes de qualquer coisa. Tem médicos que proíbem a viagem (a minha por exemplo fez isso). Outros, fazem recomendações quanto ao uso de meias de compressão e uso de anticoagulantes.

     A proibição da médica me ajudou a decidir de vez a questão e não viajei. Até cogitei mandar minha mãe sozinha para lá, mas também seria estranho e, como disse antes, a economia não seria tão grande.  

       Então, como eu fiz o enxoval no Brasil? Vamos lá:

     Comecei a comprar as coisas aos poucos (e ganhar também!) e foi tudo dando certo. Os acessórios (mamadeiras, travesseiros, chupetas, bomba, babá etc) comprei numa loja do Via Parque (um shopping aqui no RJ que tem praticamente um setor de bebês com várias opções de lojas). Essa loja trabalha com importados e comprei tudo por um bom preço.

      Meu sogro deu o carrinho. Ele cogitou trazer de fora, já que estava com uma viagem marcada para a Itália e lá o preço é bem mais barato, mas achei uma mega promoção numa loja do shopping Rio Design e ele decidiu comprar por lá mesmo.

        Quanto ao quartinho, já não iria comprar fora mesmo, porque todos dizem que não vale a pena comprar nos EUA. Os móveis comprei por um preço bem justo numa loja do Casashopping (juro que não foi caro!). Só a poltrona de amamentação que estava num valor bem salgado e decidi comprar na internet. Encontrei uma mega promoção no site Tricae e deu tudo certo. 

        As roupas de cama e banho e peças de decoração, me despi de todos os preconceitos, e encarei a feira de gestante e bebê no Rio Centro. Me surpreendi muito e positivamente. Num primeiro momento, você acha que está perdendo seu tempo em meio a um bando de barrigudas se esbarrando em corredores estreitos e stands pequenos e sem a menor preocupação estética. Sim, a feira é meio tumultuada e feia.  Entretanto, se garimpar, consegue comprar bons kits berço, kits lindos de cueiro, fraldinha de boca, toalhinha de ombro, sling, kit higiene lindinhos, ursinhos para decoração, prateleiras, dossel, cortinado e por aí vai.

         Roupinhas ganhei MUITA coisa e de todos os tamanhos. Vi o que faltava para os 3 primeiros meses e comprei. O resto vou comprando aos poucos, conforme ela for crescendo.

            Acho que é isso. Enquanto o dólar não tiver uma baixa considerável e ficar estável,  só vale a pena fazer o enxoval fora, se o intuito da viagem não for o enxoval. Viajar só para o enxoval é tiro no pé. E não esqueçam que viagens de longa distância são perigosas para gestantes. Portanto, perguntem sempre ao obstetra antes de decidirem qualquer coisa. Se alguém tiver alguma dúvida sobre lojas/marcas é só falar.

Por hoje é só.

Beijosss