terça-feira, 7 de agosto de 2012

Adegas e vinhos

Este blog  mudou para o seguinte endereço: http://nosdoisnoaltar.com.br/

Uma das melhores coisas da vida de recém-casados é a liberdade que se tem.  Jantarzinhos e almoços a dois, sem hora pra começar e acabar. Músicas preferidas tocando durante o sábado inteiro. Sair sem ter que avisar a ninguém. Abrir uma garrafa de vinho, do nada, no meio da semana. Nossa, isso é muito gostoso. Ficar sentada no sofá com o maridón tomando um vinho, jogando conversa fora, assistindo televisão...

Desde que casei o hábito de tomar vinho tem aumentado muito. Talvez porque na casa da minha mãe ninguém beba. Na minha casa, tenho o marido pra me acompanhar. Além disso, na minha lua de mel fiz um curso rápido de vinhos e visitei algumas vinícolas, o que aumentou ainda mais a minha paixão pela bebida de Baco. Sem contar que ganhamos de um casal de padrinhos uma adega climatizada de presente de casamento.

Assim, resolvi escrever hoje sobre adegas e armazenamento de vinhos. Resumidamente, é claro. Esse post está longe de ser um tratado sobre o assunto rs.

É muito comum as pessoas viajarem para certos lugares e trazerem vinhos da região.Ou ganharem vinhos de presente e não armazenarem a garrafa corretamente.  O resultado disso é que o vinho pode estragar. Já pensou? Você faz um jantar super especial, convida amigos e na hora de abrir o vinho ele está estragado. Pra não acontecer isso, a primeira coisa a se fazer é armazenar a garrafa deitada, em local fresco e longe da luz. Cuidado também porque nem todo vinho melhora com o tempo.

Cada vinho tem uma temperatura ideal para ser consumido. O post de ontem do blog Falando de Vinhos foi exatamente sobre isso. Quem quiser ver a "tabela", pode clicar AQUI.

Falando em temperaturas, é exatamente aí que as adegas climatizadas entram. Os preços relativamente acessíveis que algumas marcas têm oferecido, fizeram com que elas estejam se tornando uma febre. Em toda sala ou cozinha que visito tem uma delas. Só que quem está pensando em adquirir uma deve atentar para certos fatores.

O primeiro deles é o sistema de refrigeração. Existem dois tipos: por compressão ou por troca de calor. Na boa, galera. Falando em Brasil, principalmente em Rio de Janeiro (onde moro), o ideal é comprar uma por compressão. A por troca de calor, como o próprio nome já sugere, reduz a temperatura interna em relação ao ambiente externo. Considerando que no "verão africano" do RJ atingimos temperaturas de mais de 40 graus, o vinho estará longe do ideal.

As únicas cautelas de se comprar uma por compressão são: escolham uma adega que tenha compressor de baixa vibração e silencioso.

Os outros fatores que devem ser verificados antes de se comprar uma adega são:se a porta for de vidro, opte por um vidro que seja trabalhado para proteger os vinhos de raios UV. O outro é o calor das lâmpadas internas. É que algumas adegas (a minha, por ex) tem luzes internas. Como o calor é nocivo ao vinho, o ideal é que essas lâmpadas não gerem calor.

Além disso, verifique marcas conhecidas. Marcas famosas na produção de eletrodomésticos diversos, já estão produzindo adegas climatizadas a preços relativamente acessíveis, como a Brastemp, GE, Philco e Electrolux. Não se rendam a valores muito baixos oferecidos por marcas desconhecidas, porque pode ser uma armadilha. Afinal, se seu produto quebrar, onde você armazenará aquele vinho especial e caro???






Agora, para as que querem luxo e pretendem fazer da adega um item da decoração, há opções lindíssimas ( e BEM caras!).



Existe ainda uma adega climatizada para vinhos em "bag-in-box", mas não é vendida no Brasil ainda. Vejam:
Quem quiser saber mais sobre essa invenção, clique AQUI.

Entretanto, se a grana está curta, não é por isso que você não pode armazenar seus vinhos com charme. Vejam as opções que o blog  DE TUDO UM POUCO apresentou:



Projetinhos DIY com PVC, latas e feltro.



Peguem suas taças e salute!

Beijocas



18 comentários:

Fran Nogueira disse...

Parabéns,
Um post melhor do que o outro. Adorei :)
Nem sabia que vinho estragava.
Não tenho a mínima noção sobre o assunto, por isso copiei a lição direitinho hehe

Beijinhos

Tai disse...

ai que chique!! adoramos vinhos, mas sabemos nada sobre o assunto..quem sabe ganhando uma adega dessas hehe beijoo

Priscila disse...

Legal, Marcela!
Quero uma lá pra casa.

Coisas de Tássia disse...

Como amo vinho a adega é uma das coisas que está na minha lista.

Bjos

Bruna disse...

confesso que eu também nem sabia que vinho estragava uhauhahhahhaha
Não sou muito fãn de vinho (por recordações não muito legais) Mas amo suco de uva daqueles naturais,que tem gosto quase idêntico...
Vc é muito chique menina!!
Beijosss

Bruna disse...

Ma,eu não sei se já te falaram,mas você mudou depois que casou! ahahahah (ala eu que nem te conheço) Eu li quase todos os seus post's dos preparativos e juro,parecia que era outra Marcela!! Agora até sua forma de falar (escrever né) mudaram. É impressão minha só?
Que bom que voltou menina!! Me conta como que foi feito o seu penteado?
beijosss

Fran Huesa disse...

confesso que nao gosto mto infelizmente (pois acho chic)...peguei um trauma (de tanto tomar os ruins)...mas noivo gosta mto e disse q em casa vai ter adega...rs


bjuu

Daiane Rodrigues disse...

eu amo vinhooOOO.... adoraria ter uma dessas, mas no valor em que se encontram .. minha opção é ganhar ou esperar um site de compra coletiva colocar uma com um preço que não de pra recusar mesmo hauhhuauauha
bjss

http://tudopodevirarrealidade.blogspot.com.br/

Elaine Gonçalves disse...

Olá Marcela,

Acabei de conhecer seu cantinho e estou adorando, este post sobre vinhos me deu uma vontaaade de estar casadinha logo..rs Parabéns,pelo blog.

Me faça uma visitinha...

http://umamorentreasminasgerais.blogspot.com.br/

Beijos

Fernanda Lopes disse...

Eu adoreiii,inclusive já mostrei para o divinissimo hehe,nós adoramos e estamos pensando em fazer um curso tbém =) Valeu pelas dicas super produtivas!
Beijosss

Flávia Pires disse...

Vinho é tudo d ebom né? Tb adorooooo!!! É uma delícia mesmo, concordo com vc!!!

Marcella disse...

Amei! Menina, meu marido ama vinhos, passei a tomar por causa dele e tb, ganhamos uma adega climatizada de presente de casamento, alegria do marido, srsrrs.
Bjs.

Raquel Bazi disse...

Hummm.. adegas... vou precisar de uma... amooo vinho..

e sobre o frio do sul hehehehe..

vem conhecer quando puder, no inverno é super romântico.

bjks

http://raquelbazi.blogspot.com

REINVENTANDO disse...

Olá Marcela! Passando para conhecer seu blog, e gostei muito do seu post sobre vinhos. Já estou te seguindo.Bjs.Sandra

Natalye Gembatiuk disse...

amo vinhos! =D

Bjks,

Naty
http://caminhodenoiva.blogspot.com

Danielle Vallim disse...

Muito legal seu blog!
É muito bom mesmo poder tomar um vinho durante a semana em casa!!
Realmente a vida muda depois do casamento (e acho que para melhor)!
Bjss

Fabi disse...

Hum vinho.... Tenso, mas todo começo de mês compramos pelo menos 4, um para cada semana. É fogo, mas é o que mais curto!!!!
Vinho é bom demais!!!
bjim

Joana Biascovich disse...

Gostei das suas dicas muito legais.
Eu estou interessada em montar minha adega em casa, e encontrei alguns modelos de que você apresentou no texto www.megamamute.com.br/Eletrodomesticos---Portateis/Adegas-para-Vinhos-1279.aspx/c.
Mas tenho uma duvida...
Entre uma adega caseira e uma pronta, existem muita diferença de qualidade? As duas preservam o vinho da mesma forma?