segunda-feira, 2 de julho de 2012

TUDO SOBRE VÉUS


Este blog  mudou para o seguinte endereço: http://nosdoisnoaltar.com.br/

Olá, meninas!

Pegando carona no surto de uma amiga noivinha, que está numa saga sem fim pra escolher o véu, resolvi fazer esse post sobre esse acessório tão queridinho (pelo menos, por mim heheh).


SIGNIFICADO E HISTÓRIA

O significado varia de cultura pra cultura. Não se sabe ao certo a origem do hábito, mas acredita-se que tenha sido na cultura oriental, como uma menção à fertilidade e à sedução que o primeiro véu tenha sido usado. Em outros povos acreditava-se  que o uso do véu protegia a noiva de maus espíritos, infortúnios e possíveis admiradores.

Em outras culturas o véu tinha uma única função: separar a noiva da vida de solteira para a vida de casada. Os árabes pensam assim.

Para os judeus, a tradição tem origem na história de Rebeca que se cobriu com um véu, quando aproximou-se do futuro marido, Isaac.

Para o cristianismo, o véu encontra seu significado na honra e dignidade da mulher. Está na bíblia, inclusive.

Dizem que o uso do véu remetia à virgindade da noiva. Por isso, que há até algum tempo, mulheres no segundo casamento e grávidas jamais poderiam usar o acessório. Isso, evidentemente, mudou bastante.

DIFERENÇA ENTRE VÉU, MANTILHA E VOILETTE

Mesmo com tanta informação, tantos blogs e revistas especializadas em casamentos, MUITA gente ainda não sabe a diferença. É simples:

VÉU é mais leve. Normalmente, é feito de tule, cobre a cabeça da noiva e desce pelos ombros. Há quatro tipo de veús:
    
                        1) Catedral: Usado para casamentos formais, clássicos e noturnos. Ele é longuíssimo e deve ter, pelo menos, 12 centímetros a mais que a cauda do vestido da noiva. Geralmente eles têm de 2 a 5 metros. Foi o que eu usei no meu casamento. O meu tinha 4,5m.



                       2) Ponta do dedo: Como o próprio nome já diz, ele vai até a ponta do dedo da noiva.  Dizem que é o tipo de véu ideal para disfarçar rostos muito redondos. Particularmente, acho isso uma grande bobagem, mas ok.

                        
Sobre esses dois véus os especialistas ainda falam o seguinte:
  •  Baixinhas e gordinhas devem ter cautela para não exagerar no volume
  • Em casamentos diurnos eles não devem ser usados
                   3) Véu cotovelo:  vai até o cotovelo da noiva


                   4) Véu ombro: vai até o ombro


Esses dois tipos de véus são informais. Deve-se evitar usá-los em casamentos noturnos. Particularmente, não gosto de véu curto. Como diz uma estilista muito querida, "parece véu de festa junina" hahaha.

A MANTILHA é adornada com renda e/ou bordados. Ela deve ficar mais rente ao rosto da noiva e cobrir parte dos ombros. A noiva que opta por mantilha deve escolher um vestido mais simples, sem muitos detalhes. A renda do acessório deve harmonizar com o vestido. Preferencialmente, deve-se usar a mesma.




O VOILETTE  é uma espécie de véu que cobre o rosto ou parte dele. Ele pode ser usado com um chapéu ou um arranjo preso no cabelo. Na hora do beijo, na cerimônia, o noivo deve levantá-lo, o que garante um charme a mais para o acessório.

Há noivas que usam voilette + véu. Acho que fica "too much". Lembram da Sandy?

                                                   

A peça é mais adequada para casamentos diurnos, com ar vintage ou com toques "modernosos". Acho que fica um pouco estranho uma noiva usando um voilette num casamento noturno, clássico e principalmente na igreja.

Em dezembro de 2010 fui a um casamento na Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, às 21 hs, e a noiva usou chapéu + voilette. Acreditem: ninguém reparou no vestido. Todos só falavam que ela não deveria ter usado esse combo. Acho que houve um pouco de exagero por parte dos convidados. Até porque a noiva estava linda e ela não estava cometendo uma gafe, mas estou colocando esse fato aqui pra vocês saberem.




É OBRIGATÓRIO O USO DO VÉU?

No catolicismo não.

Nos casamentos muçulmanos a noiva deve usar o véu.

No judaísmo, nos casamentos mais tradicionais, é sim. Pelo menos, pelo que pesquisei. Se houver alguma noivinha judia, por favor confirmar.
Noivinhas de outras religiões, contem sobre as regras do casamento das suas crenças.

COR DO VÉU

É aconselhável que o véu tenha a mesma cor do vestido. O look da noiva fica mais harmônico nesse caso.

Entretanto, há as noivinhas que casam com o véu da família que, normalmente, já está amarelado, com uma tonalidade um pouco diferente do vestido. Ou as que casam com um vestido de cor bem clarinha, tipo rosinha e escolhem véu branco ou off-white. Nesses casos, até que não fica estranho.

O que fica bem esquisito é casar com um vestido de uma cor forte e colocar o véu branco. Sei que a maioria quer se casar com vestido branco ou off-white mesmo, mas tem as mais ousadas que escolhem um vestidón vermelho, azul royal, roxo...Nesses casos, acho que o ideal é usar o voilette ou só usar um arranjo no cabelo.

TIPOS DE MATERIAL DO VÉU

Na maior parte das vezes, o véu é feito de tule ou renda. Achei esse post AQUI sobre tipos de tule. Vale a pena dar uma olhada.

FAZENDO SEU PRÓPRIO VÉU

O véu (mantilha e voilette também!) é um acessório que em determinadas épocas fica meio esquecido, mas que em outras vira trendy. Acho que estamos vivendo o segundo momento. É chique usar a peça.

E é aquilo: se a demanda aumenta, o preço aumenta também. Um véu que até pouco tempo saía por R$100,00 hoje está R$600,00.

O pior de tudo é: normalmente, o véu é um dos últimos itens a ser escolhido. É uma despesa que ou a noiva não tinha lembrado ou não tinha noção do valor. É aquele item escolhido, geralmente, quando não se tem mais de onde tirar dinheiro.

O que fazer nesse caso? Simples! Confeccionar o próprio véu. Achei esse tutorial AQUI.

Conheço uma noivinha linda que se jogou nessa aventura.Não é, FABI? Ninguém diz que a Fabi fez o próprio véu!

DICAS PARA O VÉU NÃO ESTRAGAR O PENTEADO

A noiva está lindíssima com o véu, termina a cerimônia, ela faz as fotos com o noivo e precisar tirar o acessório para curtir a festa. Aí quando vai tirar o véu, fica toda despenteada.

Pra evitar que isso aconteça, peça a quem for confeccionar seu véu, que coloque "casinhas" em vez de "pentinhos"."Casinhas" são como dois ganchinhos de cada lado, com espaço para colocar o grampo. Parece bobagem, mas faz toda a diferença. O véu sai com mais facilidade. Aprendi isso com o make-up artist Eduardo Jônata. Para conhecer mais o trabalho dele clique AQUI.

É isso, meninas! Espero que tenham gostado das dicas.

Beijoooocas!



















13 comentários:

Talita Medina disse...

Acho lindo véus!! o meu foi quase uma mantilha, e longo!
Lindos!!!

Camila Cantoni disse...

Acho véus a coisa mais linda! Dá todo um tom de romantismo na cerimônia. Já que se enfiou dentro de um vestido branco, que se cubra com um véu! (Pelo menos até a festa! Risos...)

Carla disse...

Eu fiquei em dúvida se usaria ou nao, mas eu fiz a escolha certissima em usar.
Noiva sem véu, não é noiva, parece que está faltando alguma coisa.
Bjus

Marcelle Caleiras disse...

Amigaaaaaaaa, estou muito honrada de ter servido como inspiração para o blog mais bafônico de todos os tempos...rsrsrsrs

Casar é assim... disse...

Oi Má!

Como a cauda do meu vestido já era bastante trabalhada eu não coloquei véu longo, se não ia tampar todo o brilho do meu vestidón..rsrs...
Aí optei pelo curto, mas não ficou nada de festa junina não...rsrs.....

beijoss!!!

Tatiana K Wolff disse...

Pra mim é essencial colocar um dos três, senão não tem cara de noiva! rs
Bjs!

Mariana e Cristiano disse...

Usar véu ou não? Essa a minha questão kkk

Bj Mari

Mari ♥ Thiko disse...

Nossa, AMEI esse post! Aprendi muito com ele, já estou me sentindo uma expert no assunto rsrs, mas é sério mesmo, gostei muito!
Acho lindo todo tipo de véu, vai ser difícil para mim ter que escolher um modelo.
Concordo plenamente sobre a Sandy, nem tinha reparado que ela havia usado as duas coisas, mas sempre achei que tinha algo estranho! Ela ficou meio cabeçudinha rs

Uma ótima semana pra você, beijos =*

Carolina disse...

Eu tenho achado lindo aqueles véus longos super "repolhudos" como esse véu no ombro! O meu vai ser assim! ;)

Mas eu nem preciso contar, né? Você vai ver ao vivo e em branco! rsrsrsrs

=***

Shirlene e Eliseu disse...

Na minha opinião, o assunto mais dá dúvida é a escolha do véu, pois precisa se adaptar ao peteado então tem que ser bem escolhido, eu até que escolhi rápido e ficou bem legal!!!
Beijos!!!

Flávia Marçal disse...

O meu foi até o cotovelo. Adorei, foi o que eu sempre sonhei!! igualzinho a esse da foto!!

Paulinha disse...

Não sou fã de véus, mas se eu quisesse usar um, claro que seria a mantilha. Acho lindas de viver!
é, flor! O tempo corre! Sua primeira boda tá chegando e o meu big day tb. Ui...

http://socorrominhairmavaicasar.blogspot.com.br/

Fran Huesa disse...

adorooo veú, mas acho que não vou usar nao

bjuu

respireecase.blogspot.com.br