quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Apartamentos pequenos

Este blog  mudou para o seguinte endereço: http://nosdoisnoaltar.com.br/

Oi, gente!

Finalmente, a saga do apartamento chegou ao fim! A locatária (que era pior do que Seu Madruga e devia 15 meses de aluguel!) saiu ontem e, se tudo der certo, conheço minha casinha ainda hoje. Óbvio que faltando 73 dias para o casório não poderemos fazer uma obra muito elaborada. Na verdade, nem queremos, porque a ideia é não passar muito tempo lá, mas...casa tem que ter cara de casa, né?

Não quero chegar de lua-de-mel e acampar no apartamento. Quero MORAR lá. Mesmo sendo simples e pequeno, tem que ter cara de lar.

Como a maioria dos casais começa a vida em apês pequeninos, resolvi pesquisar umas dicas de como decorar imóveis com metragem míniiiiima. Na verdade, há um bom tempo venho me interando sobre  o assunto. Bom, então chega de conversa e vamos começar pela SALA.  Espero que gostem!

1.  Escolha uma paleta de cores claras. As cores mais fortes poderão ficar nos pequenos detalhes. Não é que vc não possa ter uma única parede colorida, mas isso deve ser bem analisado;

2. Sei que a vida de recém-casados inclui MUITAS visitas à nova casa, mas mesmo assim FUJA de sofás grandes, assim como móveis espaçosos também. Opte por um sofá pequeno e, para acomodar as visitas, invista em puffes. Tem uns que são ótimos e servem, inclusive, de "baú" (muito bom para quem tem pouco espaço, né?). Além disso, eles podem ficar sob um aparador ou sob uma mesa no dia-a-dia, o que ocupa menos espaço. Quer mais uma função? Eles podem servir de "mesa de apoio" quando vc receber visitas em casa.

3. Mesa de centro: Tem até gente que coloca, mas se a intenção é criar circulação e espaço na nova casinha, vc pode sobreviver sem uma. Ou então, siga a dica do tópico anterior e invista em um puff. Há ainda uma alternativa: escolha uma mesa que tenha um tampo de vidro. Isso dará leveza ao ambiente e evitará aquela impressão de "tudo junto ao mesmo tempo num espaço só" rsrsrs

4. Falando em vidro, uma mesa ou, pelo menos, uma bancada na sala vc terá que ter né? Se puder investir em uma de vidro, ótimo! É que isso dá uma ideia de amplitude, porque permite a passagem de luz ;-)

5. Dá pra fazer uma cozinha integrada? Faça! Eu acho um charme e dá uma impressão de que o espaço é maior, mas lembre-se: nesse caso, cozinha SEMPRE impecável!

6. Evite texturas na parede. É que a textura será mais uma informação no ambiente;

7. Normalmente, apartamentos pequenos tem janelas pequenas. Uma cortina  cobrindo toda a parede da janela dará a sensação de espaço maior.

8. Evite lustres pendentes. A não ser que seja sobre a mesa de jantar, mas na sala mesmo não fica legal, porque dá a sensação de diminuir a altura do cômodo. Iluminação colada ao teto é o ideal. Para dar um charme, uma luminária de chão, que ocupa pouco espaço.

9. Espelhos! Todo mundo sabe que eles provocam uma sensação de amplitude em espaços pequenos e blá blá blá, mas CUIDADO! Num apê pequeno prefira os sem molduras e analise bem onde colocá-lo. Prefira paredes laterais e evite colocá-los diante da porta. Se seu apê tiver uma bela vista, vc pode também colocá-lo de modo a refletir essa vista.

10. Sabia que tapete listrado aumenta a sensação de amplitude? Pois é!

11. Cuidado com a disposição do seu sofá! Ele não pode dividir o ambiente.

Inspirações:










É isso, gente!!! Boa sorte pra vcs na decoração da sua sala. Que vcs sejam muito felizes na nova casa e que recebam muitas visitas agradáveis!

Bjsssssss



12 comentários:

***Jaque*** disse...

Ótima postagem Marcela parabéns!!!

BJSS!!

Carla disse...

Gostei da postagem Mah... Eu não vou morar em apto pq nunk iria me acostumar, sempre morei em casa muito grande, entao sei q iria sofrer... Nossa casa não é gigante, mas até q p duas pessoas está ótimo, mas tb nao quero passar mto tempo lá! A moça q está lá só vai mudar esse domingo, ou seja setnho menos tempo q vc p arrumar td! Santa paciencia neh? Bjus

Alana Tenório disse...

Ótimas inspirações, Marcela...
Olha só... sou arquiteta e tbm tenho um blog de arquitetura... passa por lá pra ver se tem alguma coisa que pode ser útil pra vc...
www.alanatenorioarquitetura.blogspot.com
Bjuss

Casar é assim... disse...

Depois que vc montar e decorar seu apê tira fotos pra gente ver ;)

Beijos!!

Larissa disse...

Marcela, otimas dicas. Ja fui pensando em como fazer aqui em casa. Morri de rir do pior do que o seu madruga...kkk
Bjo

Dáphine disse...

Logo terei que começar a saga pelo apê tbm.
Depois conta detalhes.
Beijos

Beatriz Dias disse...

Cozinha integrada é linda, mas esquenta muito a sala qdo liga o forno. Palavra de quem tem!! srrsrsrsrs

Paulinha disse...

Minha casa é mimi, mimi. E qdo eu vejo fotos assim fico imaginando: como eles conseguem colocar essas coisas, meu Deus! rsrs

Achei a mesa, flor! Agora é dizer ao BEM que precisamos de uma data. rsrs

http://www.socorrominhairmavaicasar.blogspot.com/

Rosi Silva disse...

Olá querida passei pra avisar que sou sua mais nova seguidora!
sempre vejo você nos outros blogs e resolvi te visitar!

Beijos vê se me faz uma visita*
docenovembroar.blogspot.com

Tatiana K Wolff disse...

Aeeeee!!!! Fico feliz por vcs!!
Bjs!

disse...

Amei esse post!! Super beijos

letras de músicas disse...

post mto bom, adorei!