terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Curso de noivos

Este blog mudou para o seguinte endereço: http://nosdoisnoaltar.com.br/

Oi, gente!

Esqueci de falar que no último dia 27 fizemos o curso de noivos. Antes de falar do curso, um ALERTA às noivinhas que ainda não fizeram: comecem a ver isso com uns 6 meses de antecedência ou até antes. Sabem p q? Pq achava que esse curso tinha a toda hora em qualquer igreja. Sabem o que aconteceu? Quase não caso! Imagina só! Logo eu, bridezilla mor, toda adiantada e neurótica.

A maioria das igrejas ministra esse curso poucas vezes no ano, com datas certas, marcadas com muito tempo de antecedência. Comecei a procurar o curso 4 meses antes do casório e simplesmentes não achava uma mísera igreja  que tivesse o curso. Todas já tinham ministrado os seus encontros ao longo de 2011 e a agenda só reabriria em março/abril de 2012. 

Graças à Vó Maria (avó do Edu), frequentadora master de igrejas e VIP entre os padres (rsrsr), conseguimos uma vaga no ÚLTIMO curso antes do nosso casamento, numa igreja aleatória, lá na Usina.
Ufa!Portanto, não esqueçam: procurar os cursos com muita antecedência!

Vamos ao curso:

8:00 hs da madrugada de domingo estávamos lá. Edu nem reclamou né? hahaha Tinha uns 15 casais. O dia começou com um café da manhã (pagamos R$60,00 no ato da inscrição.No valor estavam incluídas todas as refeições). Depois do café, uma senhora da coordenação do curso obrigou todo mundo a cantar rsrs.No término do café fomos advertidos que ficaríamos TRANCADOS na igreja o dia todo e não poderíamos passar do portão. Me senti em cárcere privado, mas ok.

Em seguida, o padre da igreja foi dar as boas vindas aos casais, ler um texto e interpretá-lo com os casais. Aí já comecei a me irritar né?Mas tudo bem. Quando o padre saiu, assistimos duas palestras bem longas. Uma dada por um casal que já estava casado há mais de 40 anos. O "engraçado" é que eles só falaram tragédia. Estão juntos até hoje, mas sofreram ( e sofrem!) muito! Nossa! Adorei o casal, mas saí de lá carregada, sabe? 

Depois foi uma senhora com doutorado em teologia dar uma palestra sobre casamento. Até que dela gostei.

Após, o almoço. Muito bom por sinal! Tudo feito com o maior carinho pelos voluntários.

Depois do almoço, dinâmica em grupo. Na verdade, o grupão foi dividido em 3 minigrupos de 5 casais. Cada um foi para uma sala e a gente DE NOVO foi ler texto. Que saco.O que tornou mais agradável foi a experiência de vida de mais um casal (esses estão juntos há 29 anos).

E depois??? Mais padre lendo texto! Esse padre tenta ser meio "prafrentex", mas não convence muito, pq ele é meio chato e grosseiro. Falou de ejaculação precoce (hahaha), falou muito sobre sexo e no final nos fez dançar (sim, dançar no escurinho!)aquela música da Rita Lee Amor e Sexo.

Em seguida, mais uma palestra do criador do projeto "Católicos em ação".

Quando a gente achou que já não tinha mais nada pra acontecer, um profissional da saúde veio falando baboseiras de métodos contraceptivos naturais. Realiza: isso já era quase 18 hs e eu tendo que ouvir isso. 

Pensa que acabou, 'neguin? Na na ni na não! Fomos OBRIGADOS a assistir e participar da missa. Só que...não contávamos com uma surpresa!!! A coordenação do curso, ao longo da semana que o antecedeu, ligou para as famílias dos casais. Quando entramos na igreja, demos de cara com os pais do Edu, minha mãe e minha avó. Amei!!!

Após a missa, uma entrega quase que solene dos certificados. Pronto! Agora podemos casar rsrs.

Tirando a tortura de ficar interpretando textos aleatórios e o horário massacrante (08:00 h até 20 hs, num domingo!!!), o saldo foi positivo. Fiquei apaixonada por aqueles casais de voluntários que prepararam aquilo tudo com TANTO carinho. Fiquei até com vontade de participar de encontros de casados com Cristo, depois de algum tempo de casada.Olha que sou ZERO carola, mas adorei eles.

Um dos voluntários prometeu mandar fotos para meu e-mail, mas até agora não recebi nada. Vou ligar pra lá essa semana e assim que chegarem as fotos, posto aqui.


Por hoje é só pessoal!

Bjsssssssss









12 comentários:

Géssica (Kinha) disse...

Ainda bem qe não precisei ...rs
Beijo flor, otima semana!
=)

Lu disse...

Aqui na minha cidade também é meio que complicado o curso de noivos o nosso esta marcado para o final de janeiro a unica diferença que aqui vamos sabado a noite e domingo ate na hora do almoço rsrsr

beijocas

Mayana & Jeomar disse...

Kkkk' Meus pais participam do ECC a quase 10 anos e posso te garantir que existem reuniões os chamados "encontrões" em que o casal passa o dia inteiro no sábado e domingo (e isso é freguente!)... Então pensa bem antes de entrar, hein? rsrsr

Acho que os cursos aqui na minha região são um pouco diferente... Tenho certeza que vou amar!

Beijos :)

Nat disse...

toda vez q entro aqui dou risada ahahaha vc se apavora tanto menina
aheuhauehae
cursinho de noivos é 8 ou 80... não existe meio termo

o meu devo fazer no meio do ano que vem =)
mas como sempre to indo na igreja, da pra ver as datas certinho no mural

beijos

Lu Lessa disse...

Oie! Vim fazer uma visitinha...rs
Nooossa, achei muuuito chato o curso de noivos, é cedo pra caramba, em pleno domingo...
Fiz na Sta Mônica, no Leblon e o bom é que foi até umas 14:30h... só com um lanche rápido no meio, mas estava todo mundo com sono e não teve nada de emocionante como já ouvi algumas noivas contando (isso no meu curso).
Acredito que tenham melhores. Acho que o meu foi de graça ou mto menos que isso...
Eu fiz super em cima e não pude escolher mto, geralmente é uma vez por mês.
Bjs

Funny Paper disse...

Vc tem razão, esses cursos de noivos tem que marcar com antecedência mesmo...

Vc já deu uma passadinha no bazar de Nastal que está acontecendo no Funny Paper?! Tem muitas fofurices...

Bjs

Sil

Beatriz Dias disse...

A sua sogra me ligou no sábado!!! A mulher da igreja ligou pro seu sogro, que não entendeu nada e deu o recado pra ela: a cerimonialista do casamento da Marcela ligou, liga pra ela! hahahahaha
Até eu entender o que se passava levou um tempo... rsrsrs

Taís Samary disse...

Ih, também escrevi sobre o curso de noivos que fiz dia 27/11! rs... E postei mais fotos, tá?! :)

Beijos!

Carolina disse...

Meu pai eteeerno...
Tô com medo de o Elmo sair excomungado do curso de noivos, viu? Por isso é que o Frei foi escolhido a dedo!!! rsrsrsrs

Acho que com relação a pais a gente pode dar o braço e sair pulando, viu?

Beijos!!!

Carolina disse...

Pior é que não era no Dito & Feito, não! Era um outro mais alto nível em Copacabana!

Mas eu é que não arrisquei... ;)

Glaucia disse...

Para 60 reais o almoço tem que ser bom mesmo. Por aqui é 20.
Isso tb é uma coisa que me preoculpa. Não vou casar na cidade que moro, mas a diocese é a mesma. Só que se eu fizer o curso aqui vou ter que entrar com os papeis aqui e transferir. Vou fazer lá na minha cidade na próxima turma que tiver, provavelmente em fevereiro. Espero que não seja de 8 às 8 como o seu.
bjos

opassadonosespera disse...

ei, que chatooo... mas todo sacrifício e válido pra ter um dia perfeito e sem imprevistos. sou nova nesse mundo de blog e casamento, mas ainda bem que tu falou, já vou lá procurar esse bendito curso.

beijos

Aline